Por volta das 19h do dia 27/03/2020 presos da POG iniciaram um motim subvertendo a ordem vigente no local. O amotinamento foi iniciado após servidores encontrarem dezenas de aparelhos celulares em um “esconderijo” dentro de uma cela da ala “C”, durante uma operação pente fino que estava sendo realizada por servidores da própria unidade prisional.
A revolta dos presos da ala “C” com a operação gerou pânico e grande tumulto nas alas “A”, “B” e “310”, pois presos destas alas, pensaram se tratar de uma invasão dos presos da ala “C” nas suas alas para matá-los, já que são rivais, e em meio ao motim, alguns presos tentaram empreender fuga, e foram impedidos pelo tirocínio e expertise dos servidores plantonistas da POG que deram o primeiro enfrentamento à crise e impediram as tentativas de fuga.
Após a chegada do reforço de várias equipes de outros departamentos da DGAP, dentre eles, 1ª Regional Metropolitana, GOPE, Inteligência, Gerência de Segurança, Superintendência de Segurança, a crise foi controlada e foi reestabelecida a segurança, a ordem e a disciplina local.
A Penitenciaria Odenir Guimarães(POG), foi inaugurada no início dos anos 60, possui 900 vagas, distribuídas em mais de 10 alas, entretanto abriga mais de 2.400 ( Dois mil e quatrocentos) presos, 147% acima de sua real capacidade, com deficit de mais 1.330 vagas, uma verdadeira calamidade.