Na última quinta feira, a Diretoria da ASPPEGO realizou a entrega de 45 máscaras faciais de proteção total – faceshield – à Diretora da Unidade Prisional Regional – UPR – de Senador Canedo, Policial Penal Aline Scaglia.
A UPR Senador Canedo foi bastante acometida pela pandemia do coronavírus. Por isso, enxergando a delicadeza da situação no presídio, os equipamentos de proteção individual foram entregues, objetivando a proteção de todos os servidores e colaboradores.
O presidente Adalto e toda a Diretoria da ASPPEGO cumprimentam e parabenizam fortemente a brilhante gestão da diretora, Policial Penal Aline Scaglia, que vem se mostrando uma líder a ser exemplo para todos, promovendo mudanças deveras positivas na unidade sob sua gestão.
Aline é bacharel em Direito, pós graduada em Direito Penal e Direito Processual Penal, pela Escola Superior de Direito, especialista em Gerenciamento em Segurança Pública e em Altos Estudos em Segurança Pública, ambos pela UEG/SSP, possui 10 anos de experiência na atividade operacional, tendo sido plantonista em Aparecida de Goiânia, Anápois, Nerópolis, Cidade de Goiás, Casa do Albergado, Central de Monitoramento de Tornozeleira e, há quase 5 anos, está à frente da Unidade Prisional de Senador Canedo.
Nestes quase 5 anos, a Diretora se deparou com algumas dificuldades, com destaque para a superlotação carcerária e a falta de efetivo. Ela destaca que, em dado momento, a Unidade Prisional, que conta apenas com 81 vagas, chegou a ter 248 custodiados. Graças a muito engajamento, luta, persistência e administração, pouco a pouco, esse cenário foi sendo modificado: houve controle da superpopulação no presídio, reforma da unidade, bem como aumento do quadro de servidores, culminando nesse trabalho notoriamente exemplar.
A ASPPEGO aproveitou a visita e compareceu à obra que abrigará o novo presídio de Senador Canedo. O projeto, já bastante adiantado, contará com instalações extremamente espaçosas – quase 3.000 m² de área construída – e bem planejadas, o que, com certeza, será de grande valia para combater eventuais problemas estruturais e de acomodação da população carcerária, além de melhorar em muito as condições de trabalho dos policiais penais. Algo realmente extraordinário.
Quanto à obra, Scaglia destaca que, quando assumiu, já havia sido consumada a doação da área para a construção da nova unidade, entretanto, não haviam recursos disponíveis. Empenhada com o projeto, sobretudo por entender a sua relevância para o contexto, Aline trabalhou buscando parcerias para dar início à construção. Através de parcerias com o Conselho da Comunidade, o Poder Judiciário e o Ministério Público, as obras foram iniciadas, com investimento inicial de 2 milhões de reais, visando à construção de um presídio com capacidade para 300 vagas.
No final de 2018, infelizmente, as obras foram paradas por falta de recurso. E, em nova batalha, foi firmada parceria com a prefeitura municipal, que assumiu, desde então, o processo construtivo.
A Policial Penal destaca que com a conclusão dessa obra, os ganhos serão imensuráveis, a começar: melhores condições de cumprimento de pena para os detentos, seguindo os ditames da Lei de Execução Penal, abarcando, ademais, possibilidade de implementação de diversos projetos de ressocialização, a exemplo do oferecimento de cursos profissionalizantes. Além disso, as novas instalações propiciarão melhores condições de trabalho aos servidores, maximizando a qualidade das práticas penitenciárias!
Robert Jarvik dizia “Líderes são visionários com um senso pobremente desenvolvido sobre medo e nenhuma ideia sobre as probabilidades contra eles.”; Aline foi visionária, abdicou do medo, enfrentou os desafios e improbabilidades, seguiu trabalhando com objetividade e inteligência, mesmo em meio a condições dificultosas, o que trouxe uma mudança extremamente positiva para toda a sociedade canedense. A ASPPEGO só tem a dizer: Parabéns, Aline, pessoas como você fazem a diferença no nosso Sistema Prisional!